Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

A FUNDECIT de Angola visita a FCT para discutir colaborações futuras

Tópicos
Diretor geral da FUNDECIT, Mário Fresta e Presidente da FCT, Madalena Alves

Criada em 2021, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) de Angola visitou pela primeira vez a FCT no passado dia 18 de novembro. Uma delegação da FUNDECIT, liderada pelo seu Diretor Geral, Mário Fresta, foi recebida pela Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves, e a Vogal do Conselho Diretivo da FCT Amélia Polónia. Para além da apresentação desta nova agência de financiamento de ciência e tecnologia angolana e da discussão de possíveis formas de colaboração, considerando os laços históricos entre os dois países e a cooperação, já existente, entre cientistas angolanos e portugueses, a FUNDECIT convidou a FCT a participar no Workshop Integridade e Ética na Investigação Científica, a realizar em Luanda entre 15 e 16 de dezembro.

A FCT comprometeu-se ainda a auxiliar, do ponto de vista operacional, a FUNDECIT no seu crescimento estrutural, disponibilizando-se para a realização de ações de formação técnica aos dirigentes e funcionários desta instituição angolana.

A FCT e a FUNDECIT comprometeram-se ainda a estudar a formalização de interesse das partes em colaborar, no futuro, possibilitando a concretização de ações específicas que promovam a cooperação entre as respetivas comunidades científicas.