Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022

Tópicos

A FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), abriu no dia 1 de setembro o período para a submissão de candidaturas para atribuição de 10 bolsas no âmbito do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2022 – SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers. O prazo para a apresentação de candidaturas termina às 17 horas (hora de Lisboa) de 29 de setembro de 2022.

O concurso procura incentivar a obtenção de novos conhecimentos que criem competências para resposta a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.

Podem ser submetidas candidaturas de qualquer área científica, que contribuam para aumentar o conhecimento nas seguintes áreas:

· Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;

· A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e risco de pandemias;

· Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas;

· Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico de doenças virológicas;

· Caracterização dos mecanismos de infeção viral;

· Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;

· Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas;

· Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido;

· Impacto psicológico e alterações de comportamento associados a epidemias ou pandemias de origem virológica.

Estas bolsas são destinadas a cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados-membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político. As bolsas visam financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos.

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de meses solicitado em candidatura, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos nem superior a 48 meses.

Mais informação na página do concurso.