Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

CYTED- Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento

Conteúdo

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo interinstitucional assinado por 21 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso do espaço ibero-americano através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I&D e Empresas inovadoras dos países ibero-americanos, que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis aos sistemas produtivos e às políticas sociais. É um instrumento comum dos Sistemas de Ciência e Tecnologia nacionais da Região Ibero-americana, gerando uma plataforma que promove e dá apoio à cooperação multilateral.

Desde 1995, o Programa CYTED encontra-se formalmente incluído entre os Programas de Cooperação das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo.

 

Perguntas frequentes sobre legislação e regulamentos