Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Sistemas de informação

Sub-temas

Registo e credenciais institucionais de acesso

Abrir todas
  • Para registar uma instituição nos sistemas de informação da FCT deve efetuar o seguinte:

    1. Entrar no Portal Ciência e Tecnologia e fazer login com um utilizador previamente registado nos sistemas da FCT.
    2. Escolher a opção Registo de Instituições
    3. Preencher os dados da instituição e clicar em GRAVAR para submeter os dados.

    A FCT fará uma validação dos dados e a instituição ficará disponível em 24 horas.

  • Para obter a sua credencial de acesso, a instituição deverá seguir estes passos:

    1. Confirmar que a instituição está registada nos sistemas da FCT. Caso ainda não esteja registada poderá fazê-lo no PCT na opção Registo de Instituições.
    2. Confirmar que o dirigente máximo da instituição está registado nos sistemas da FCT. Caso ainda não esteja registado poderá fazê-lo no MyFCT.
    3. Enviar para um pedido para credenciais@fct.pt com o nome do dirigente da instituição, o seu CIÊNCIA ID, o cargo que ocupa e documento comprovativo do cargo de dirigente.
    4. A FCT irá enviar para o email do dirigente a credencial de acesso ao PCT.
  • É a tradução para inglês, sem valor legal, do nome da instituição, para efeitos de avaliação científica, ou outra.

  • Estão disponíveis para visualização os dados da instituição existentes na Base de Dados da FCT. Na ausência de informação de campos obrigatórios, por favor contacte a FCT através do e-mail credenciais@fct.pt.

  • É o Número de Identificação de Pessoa Coletiva. Estará em branco se coincidir com o NIF. Há instituições que têm NIPC e não têm NIF. Neste caso este campo deve estar preenchido. Há instituições que não têm NIF nem NIPC.

  • É a instituição de que depende do ponto de vista orgânico. Por exemplo: O Instituto Superior Técnico é uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa (ULisboa). Quando se registar o Instituto Superior Técnico, indicar Universidade de Lisboa (ULisboa) neste campo.

    Quando a instituição registada for a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, este campo deve estar preenchido com Universidade Católica Portuguesa.

  • Se a instituição tiver NIF ou NIPC o nome deve ser exatamente igual ao que consta no Registo Nacional de Pessoas Coletivas. Se a instituição não tiver NIF ou NIPC o nome deve ser o oficial constante de Estatutos, Regulamentos, etc., aplicáveis.

  • Terá que aceder ao PCT como utilizador individual. Pelo facto de ser elemento do grupo de Administração terá acesso às funcionalidades que lhe permitem fazer essa delegação.

  • É o Número de Identificação da Segurança Social. Há instituições registadas na Base de Dados da FCT que não têm NISS.

  • É o Código das Atividades Económicas – Revisão 3. Para mais informações consulte o Portal do Instituto Nacional de Estatística.

  • É o Número de Identificação Fiscal. Quando este campo é preenchido o nome da Instituição tem que coincidir com o que está inserido no cartão emitido pela Administração Fiscal. Há instituições registadas na Base de Dados da FCT que não têm NIF.

  • Envie um e-mail, com os dados em falta, para credenciais@fct.pt. Poderá ser contactado de volta com esclarecimentos adicionais que permitam autenticar o autor da mensagem de e-mail.

  • Tem acesso as funcionalidades “Delegação de Acessos” e “Dados da Instituição”.

    Estes dados são usados, de modo automático, pela FCT na gestão dos financiamentos da instituição. É responsabilidade da instituição mantê-los atualizados.

    A incorreção ou ausência da informação pode acarretar erros que não poderão ser imputáveis à FCT.

  • É aqui que a instituição indica os seus colaboradores (3 no máximo) que pertencem ao grupo de Administração. Os elementos que são administradores têm permissão para definir e estruturar os grupos de colaboradores que terão acesso às diversas funcionalidades do Portal de Ciência e Tecnologia (o que é o Portal de Ciência e Tecnologia?). Para o fazerem terão que aceder ao PCT como utilizadores individuais.