Saltar para o conteúdo principal

Infraestruturas

Conteúdo

As infraestruturas científicas e de investigação são plataformas, recursos e serviços associados que as comunidades científicas utilizam para desenvolver atividades de I&D em áreas científicas específicas, em todas as áreas do conhecimento.

Apoiam o desenvolvimento de investigação e inovação, reunindo recursos humanos e materiais com capacidade para a resolução de problemas cada vez mais complexos, em todos os domínios científicos.

As infraestruturas de I&D incluem equipamento científico de grande porte, conjuntos de instrumentos científicos, coleções e outros recursos baseados no conhecimento, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e de programação, redes de comunicação que promovam o acesso aberto digital, bem como outras infraestruturas de natureza única essenciais para estimular a excelência nas atividades de investigação e desenvolvimento.

Fontes de radiação, bases de dados biológicos, observatórios da terra e do espaço, sistemas de imagiologia ou câmaras assépticas para o estudo e desenvolvimento de novos materiais e nano-eletrónica, constituem infraestruturas de investigação que fornecem a base sobre a qual os novos conhecimentos e inovações se podem desenvolver.

Destaques
  • 56

    Infraestruturas incluídas no Roteiro Nacional

  • 6

    Domínios Temáticos