Saltar para o conteúdo principal

Laboratórios Colaborativos

Laboratório Colaborativo (CoLAB) é uma associação privada sem fins lucrativos ou uma empresa, já criada ou a criar, que têm como objetivo principal a colaboração dos seus membros na prossecução de agendas comuns de investigação e de inovação de curto e médio prazo, orientadas para a criação de emprego qualificado e de valor económico e social.

Os Laboratórios Colaborativos são a oportunidade para que as instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com atores económicos, sociais e culturais, contribuam para a construção, em Portugal, de projetos de relevância internacional, com impacto efetivo na sociedade, estimulando a criação de emprego qualificado em Portugal.

O estatuto de laboratório colaborativo é atribuído pela FCT, por um período de cinco anos, renovável, a associações sem fins lucrativos ou a sociedades comerciais, após um processo de avaliação. Está aberto em permanência o concurso para o reconhecimento e a atribuição do título de Laboratório Colaborativo. O título permitirá posteriormente concorrer a financiamento específico.

Destaques
  • 41

    laboratórios colaborativos

Perguntas frequentes sobre legislação e regulamentos