Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Manifestação de Interesse para workshop do World Ocean Assessment

Tópicos
Duas mãos unidas e uma gota de água

A FCT encontra-se a promover uma manifestação de interesse dirigida à comunidade científica nacional para a participação no workshop regional relativo ao Atlântico Norte, Mar Báltico, Mar Mediterrâneo e Mar Negro, no âmbito do Processo Regular para o Relatório Global e Avaliação do Estado do Meio Ambiente Marinho (World Ocean Assessment), incluindo aspetos socioeconómicos, já no seu terceiro ciclo.

O workshop irá ter lugar em Haia, na Holanda, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2022, em formato presencial, mas sendo também possível a participação online. O workshop é aberto à comunidade científica com interesse na área, sendo que os peritos que pretendem participar deverão candidatar-se preenchendo um formulário próprio que será disponibilizado pela FCT a quem manifestar interesse em participar. O prazo de inscrição no workshop termina no dia 5 de outubro, às 12 PM EST, pelo que as manifestações de interesse deverão ser dirigidas à FCT previamente a esta data, para o email: victor (at) silva @ fct.pt.

O Processo Regular é um mecanismo global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002, sendo um processo promovido pela Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea. Tem como objetivo avaliar regularmente os aspetos ambientais, económicos e sociais do estado dos oceanos do mundo, tanto atuais quanto previsíveis. Mais especificamente, o Processo Regular pretende contribuir para o reforço da avaliação científica regular do estado do meio marinho, a fim de reforçar a base científica para a formulação de políticas. O World Ocean Assessment (WOA) é o principal resultado do Processo Regular.

O WOA é a única avaliação global integrada dos oceanos do mundo que abrange aspetos sociais, económicos e ambientais. Um esforço coletivo e contínuo de centenas de especialistas globais, que serve como base para governos e formuladores de políticas em todo o mundo tomarem decisões informadas sobre questões oceânicas em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O primeiro ciclo do WOA (WOAI) teve lugar entre 2010-2014 (relatório), o segundo (WOA II) entre 2016-2020 (relatório) e o terceiro (WOAIII) teve início em 2021 e terminará em 2025. No âmbito do desenvolvimento do WOAIII irão ocorrer duas fases de workshops regionais: A primeira fase, a decorrer até ao fim de 2022, promove atividades de capacitação e discussão das áreas temáticas a focar no WOAIII; A segunda fase decorrerá após aprovação da estrutura do WOAIII e promoverá discussões mais aprofundadas para o desenvolvimento do relatório no âmbito deste terceiro ciclo.

Portugal encontra-se representado neste processo através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da FCT, como pontos focais nacionais, e pela perita Portuguesa ao Group of Experts, a Professora Maria João Bebianno do CIMA-Centre for Marine and Environmental Research, da Universidade do Algarve.