Saltar para o conteúdo principal

2019 Call for PhD Scholarships is now open

(Eenglish version available soon)

Está aberto o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019. As candidaturas decorrem de 28 de fevereiro até as 17h do dia 28 de março de 2019. Serão atribuídas 950 bolsas, um número igual ao do ano passado e superior ao concedido em anos anteriores. 

Neste ano, foram introduzidas algumas novidades e simplificações na submissão de candidaturas.

Já é possível utilizar a nova plataforma curricular CIÊNCIAVITAE – um currículo único, personalizado, simples, harmonizado e estruturado, que irá brevemente substituir plataformas como o FCT|SIG CV e DeGóis. Para além disso, alguns documentos passam a ser pedidos para a assinatura de contrato e não no início do processo de candidatura, como era anteriormente exigido. É este o caso dos diplomas de licenciatura e mestrado, que apenas têm de ser apresentados na fase de candidatura se os candidatos quiserem beneficiar da pontuação atribuída em função da nota de licenciatura e/ou mestrado. Deixa de ser necessária também a declaração da instituição de que aceita como aluno de doutoramento candidatos que não detenham o grau de mestre. No momento da assinatura do contrato, o candidato deverá entregar o documento que prova que está inscrito no programa de doutoramento.

As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Permitem aos jovens investigadores dedicarem-se em exclusivo à sua investigação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A FCT apoia atualmente mais de 5 mil bolsas de doutoramento.

Os trabalhos de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface.