Saltar para o conteúdo principal

2º Concurso do Programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública selecionou 13 projetos

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou esta semana o resultado da avaliação do 2º Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública – 2019, tendo sido recomendados para financiamento 13 projetos de IC&DT. No total, o concurso traduz um investimento de quase 3 milhões de euros, ao longo de três anos, para a concretização dos projetos selecionados.

Tratou-se do segundo de três concursos anuais enquadrados na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, designadamente no Eixo 5 – Investigação. O programa envolve uma dotação global de 10 milhões de euros, com o objetivo central de promover o conhecimento científico a partir da análise de grandes quantidades de dados disponíveis na Administração Pública. Em última instância, pretende-se que os resultados ajudem a melhorar significativamente a prestação de serviços aos cidadãos e empresas, e também os processos de decisão, que serão progressivamente baseados num conhecimento profundo da realidade, tecnicamente sustentados em provas e não em intuições.

Os 13 projetos propostos para financiamento neste segundo concurso, que recebeu 69 candidaturas elegíveis, distribuem-se pelas áreas da Inteligência Artificial (5 projetos) e Ciência dos Dados (8 projetos). No concurso anterior, realizado em 2018, foram submetidas 49 candidaturas elegíveis, tendo sido selecionados para financiamento 15 projetos em diversas áreas da Administração Pública, que se encontram atualmente em execução.