Saltar para o conteúdo principal

2º Concurso FCT-AKDN: 21 projetos selecionados

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação Aga Khan divulgaram os resultados do 2.º concurso conjunto, lançado no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Imamat Ismaili em 2016. Os resultados estão disponíveis para consulta aqui.

Esta edição do concurso procurou apoiar novas iniciativas e colaborações entre instituições de investigação científica e académica portuguesas, africanas e da AKDN, com o objetivo de desenvolver parcerias internacionais que contribuam para reforçar as capacidades de investigação, incentivando e fortalecendo competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao progresso da Qualidade de Vida em África.

Das 203 candidaturas elegíveis submetidas, 42 passaram à 2ª fase de avaliação, tendo sido propostas para financiamento 21 candidaturas, distribuídas por 13 países africanos. Os projetos apoiados no âmbito deste concurso terão a duração de 36 meses e representam um investimento total de 5 milhões de euros.

À semelhança dos projetos em curso do 1º concurso, os 21 projetos serão monitorados por um Comité de Acompanhamento e Avaliação Externo, por forma a garantir a concretização dos resultados científicos propostos e o impacto desejado na Qualidade de Vida dos países africanos envolvidos.