Saltar para o conteúdo principal

30 anos sobre as Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em colaboração com a Agência Ciência Viva, promove no próximo dia 11 de Maio, no Fórum Picoas, uma conferência intitulada “Sobre o Futuro da Ciência em Portugal, 30 anos após as Jornadas de Maio de 1987”.

A iniciativa, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e também do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, pretende ser um evento de reflexão sobre os principais desafios e oportunidades para o futuro da ciência em Portugal.

A conferência assinalará os 30 anos sobre as Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica, que decorreram no Fórum Picoas de 11 a 15 de maio de 1987, e que conduziram à formulação do primeiro Programa Mobilizador da Ciência e Tecnologia para Portugal.

O evento será seguido pelas comemorações do “Dia Nacional dos Cientistas”, que se realizam com um encontro dia 16 de Maio, no Teatro Rivoli, no Porto, integradas no ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento”.