Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

3ª edição do Concurso de projetos para a Investigação em Incêndios Florestais

Tópicos

A FCT abriu as candidaturas à 3.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 20 de fevereiro de 2020.

 

Este concurso visa promover a investigação científica e a inovação, fortalecer competências científicas e técnicas, bem como a produção de novos conhecimentos, sendo que nesta edição serão considerados prioritários os seguintes temas e áreas:

  • Governação dos recursos florestais, incluindo a gestão de combustíveis em espaços rurais, a integração e os mecanismos de comunicação do risco de incêndios assim como a consideração de atitudes e comportamentos;
  • Valorização da biomassa nos espaços rurais, como fator de dinamização da economia local e da participação da população;
  • Modelos de organização e gestão das áreas florestais nas vertentes de proteção, conservação, silvopastorícia, recreio, lazer e produção, integrando as componentes territoriais, sociais e económicas;
  • Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva e de restauro e gestão pós-fogo, em diferentes escalas temporais e espaciais.

O concurso tem previsto um envelope financeiro de 5 milhões de euros, com um limite máximo de financiamento de 300 mil euros por projeto.

Nas duas primeiras edições do concurso, realizadas em 2017 e 2018, foram financiados 37 projetos de investigação em várias áreas científicas, num montante global de 10 milhões de euros. Os projetos foram apresentados no encontro “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”, realizado no passado dia 27 de novembro, numa organização conjunta entre a FCT, o ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), e estão reunidos numa brochura produzida pela FCT.

Para mais informações consulte a página do concurso.