Saltar para o conteúdo principal

AAL Fórum (Active and Assisted Living) 2019

AAl_2019_comite

A edição 2019 do Fórum AAL, que faz parte do Programa Active and Assisted Living, terá lugar de 23 a 25 de setembro em Aarhus na Dinamarca, sendo que as inscrições “early bird” decorrem até dia 31 de maio. Este ano o comité do programa do Forum conta com a experiência e contributo de entidades portuguesas, a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN), tendo aliás  a Cáritas acolhido em Coimbra, no passado mês de abril, a reunião do Forum Programme Committee (FPC).

O Fórum é um evento anual onde são apresentados vários projetos de base tecnológica, orientados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas e para suprir necessidades de mercado que resultam do envelhecimento demográfico. A maioria dos projetos surge a partir do desenvolvimento e da implementação do Programa AAL, envolvendo desde robôs e jogos até aplicativos e sensores, ou produtos direcionados para a melhoria da qualidade de vida, para maior independência e sociabilização e para a sustentabilidade do sistema social e de saúde.

Por outro lado, o evento consiste também numa oportunidade para debater as prioridades políticas e os desafios societais na área do envelhecimento saudável e ativo, num ambiente de proximidade como a comunidade envolvente que inclui policy makers, a comunidade científica, instituições ligadas à inovação (tais como incubadoras), à área da saúde e ao apoio social aos idosos (desde familiares e vizinhos, até gerontólogos e médicos, passando pelo Estado Social).