Saltar para o conteúdo principal

About 1.7 million stars analyzed by ESA’s Gaia Mission

(available only in Portuguese)

A Agência Espacial Europeia (ESA), através da Missão Gaia, deu a conhecer um novo conjunto de dados sobre o mapeamento e a posição exata de cerca de 1,7 milhões de estrelas da Via Láctea, que foram recolhidos nos últimos dois anos. Estes dados que chegam do espaço têm sido analisados por uma equipa portuguesa do Centro Multidisciplinar para a Astrofísica (CENTRA), que integra a Missão desde o início e que tem a função de transformar a informação recolhida em visualizações da Via Láctea.

O trabalho realizado pela equipa portuguesa possibilitou o desenvolvimento de uma plataforma de visualização única, acessível a todos no campo dedicado à Missão Gaia, no portal da Agência Espacial Europeia. Os dados recolhidos incluem informação sobre as posições, indicadores de distância e movimentos das estrelas e ainda acerca de medições de alta precisão de asteroides que integram o Sistema Solar e estrelas, além da nossa galáxia.

A Missão tem revelado pormenores da composição da população estrelar da Via Láctea e da forma como estas estrelas se movimentam, o que tem contribuído para uma investigação mais aprofundada sobre a sua formação e evolução.

Mais informações em www.esa.int