Saltar para o conteúdo principal

Abriu a 4.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

Está aberta a 4.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), cujas candidaturas estão a decorrer até 26 de fevereiro de 2021. 

O CEEC Individual é um dos dois instrumentos de financiamento à contratação de investigadores introduzidos pela FCT em 2017, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016, e que pretende estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento. Esta 4ª edição dispõe de 400 vagas para contratos. O CEEC Individual é um concurso anual que apoia diretamente a contratação de investigadores doutorados, em todas as áreas científicas, que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico em Portugal, nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O outro instrumento de financiamento à contratação de investigadores introduzidos pela FCT é o Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional (CEEC Institucional), cujas candidaturas vão estar abertas entre os dias 17 de fevereiro e 16 de abril. Será a 2ª edição do CEEC Institucional, que contará com 300 vagas para contratos. O CEEC Institucional é um concurso bienal dirigido às instituições para o apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D através da contratação de investigadores doutorados, nomeadamente em carreiras.

No seu conjunto, as quatro edições do CEEC Individual e as duas edições do CEEC Institucional totalizam a abertura de 2.200 vagas para contratos com investigadores doutorados. Em ambos os concursos, a FCT financia os contratos até 6 anos.