Saltar para o conteúdo principal

Abriu o concurso para Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos 2022

Abriu hoje, 8 de fevereiro, o concurso para financiamento de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos – 2022 da FCT. A submissão de candidaturas decorre até 10 de março de 2022 e a aceitação da Declaração de Compromisso, por parte das Instituições Proponentes, decorre até ao dia 24 de março de 2022. As candidaturas são submetidas em língua inglesa na plataforma myFCT.

Este concurso tem uma dotação orçamental de 75 milhões de euros e apoiará dois tipos de projetos: projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros. A dotação orçamental destinada a esta tipologia é de 55 milhões de euros; e projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros. A dotação orçamental destinada a esta tipologia é de 20 milhões de euros.

Podem candidatar-se Entidades não empresariais do Sistema de I&I (investigação e inovação) e Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT (investigação científica e desenvolvimento tecnológico) liderados por entidades não empresariais do Sistema de I&I.

No Concurso de Projetos de I&D em todos os Domínios Científicos de 2021 foram selecionados para financiamento 551 projetos, dos quais 256 foram Projetos de IC&DT e 305 Projetos PeX.

O concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da FCT procura aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, bem como contribuir para a inovação e transferência de conhecimento, assim como para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Mais informações na página do concurso.