Saltar para o conteúdo principal

Agendas Temáticas: versões finais já disponíveis

A FCT publicou as duas primeiras edições finais, em formato digital, das Agendas Temáticas de Investigação e Inovação (I&I), concretamente as agendas dos temas “Economia Circular” e “Turismo, Lazer e Hospitalidade”.

A iniciativa das Agendas Temáticas tem como objetivo incentivar o debate alargado sobre os novos desafios e apostas em diferentes áreas temáticas, cujo desenvolvimento se configura ao longo da próxima década.

A FCT tem tido a função de criar as condições para a definição dos conteúdos das Agendas. Tem promovido a participação da comunidade científica, tecnológica e de inovação, bem como de entidades da Administração Pública e organizações da sociedade civil, num processo aberto que integra contribuições de todos os que queiram nele participar, a nível individual ou institucional.

Para além da identificação de desafios para I&I, numa perspetiva de médio e longo prazo, procura-se essencialmente identificar questões de investigação e oportunidades para inovação em cada área temática. Pretende-se também que as Agendas Temáticas possam ser documentos inspiradores para novos desenvolvimentos científicos a médio e longo prazo.

Estão também já disponíveis versões em fase de finalização ou edição de mais sete Agendas e proximamente serão editadas as versões finais.