Saltar para o conteúdo principal

Aplicações médicas das ciências nucleares em debate

Na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, a FCT e o Instituto Superior Técnico organizam o simpósio New Horizons for Nuclear Sciences and Technologies in Portugal: Health and Cancer Applications. O evento, que decorre no Campus Tecnológico e Nuclear, no Pólo de Loures, das 10h às 12h30, marca as comemorações dos 60 anos de investigação na área das Ciências e Tecnologias Nucleares em Portugal.

A sessão contará com uma palestra do Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), Yukiya Amano, bem como com intervenções do Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Na ocasião, será assinado um memorando de cooperação entre Portugal e a IAEA para reforçar a cooperação técnica e trilateral, que incidirá, entre outras áreas, na colaboração para a criação de uma unidade de saúde, integrada no Sistema Nacional de Saúde, para o tratamento de doentes com cancro com recurso a terapias de feixes de partículas de elevada energia, incluindo uma forte valência de investigação e desenvolvimento e no apoio de Portugal à formação de profissionais de países africanos, sobretudo originários dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), nas áreas de medicina nuclear e radioterapia, entre outras.

O evento conta ainda com um momento de reconhecimento ao trabalho dos investigadores em ciências nucleares, com a atribuição de medalhas científicas. Haverá também uma sessão dedicada à terapia com protões, com uma intervenção inicial do Professor João Seco, do German Cancer Research Center – DKFZ, seguida por um debate com a participação de médicos e investigadores que atuam na área em Portugal.

Veja o Programa.