Saltar para o conteúdo principal

Apoio “RESEARCH 4 COVID-19” abre candidaturas à 2.ª edição

A FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), abriu o período de apresentação de propostas à 2.ª edição da linha de financiamento excecional RESEARCH 4 COVID-19 para resposta à atual pandemia. A submissão de propostas pode ser realizada até às 17h00 (hora de Lisboa) de 15 de maio de 2020.

Este apoio RESEARCH 4 COVID-19 procura financiar projetos e iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da COVID-19, num período temporal curto. Nesta 2.ª edição pretende-se que os projetos e iniciativas foquem a evolução futura da pandemia e o seu impacto nos serviços de saúde e na sociedade, bem como a otimização da resposta adequada à pandemia a diversos níveis.

Esta 2.ª edição dispõe de uma dotação orçamental de 2 milhões de euros, proveniente de fundos nacionais do orçamento da FCT. O apoio será sobretudo para complementar iniciativas em curso e para a reorientação de equipas existentes, aproveitando a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal com o objetivo final de se atingirem resultados conducentes ao combate da COVID-19. Cada projeto poderá ser financiado até ao máximo de 40 mil euros.

Para serem considerados para financiamento, os projetos e iniciativas de I&D candidatos terão que incidir sobre uma ou várias áreas: prevenção; preparação (preparedness) para diversas fases da pandemia; estudos em saúde e vulnerabilidades sociais associadas ao confinamento e levantamento do confinamento; estudos epidemiológicos e avaliação da transmissão da infeção; desenvolvimento de vacinas; métodos de diagnóstico precoce; algoritmos de deteção precoce da infeção; resposta imunitária, imunopatologia e fatores imunogenéticos; novas terapias e abordagens terapêuticas; estudos clínicos e acompanhamento de indivíduos infetados e grupos de risco; dispositivos médicos e equipamentos.

Recorde-se que os resultados do primeiro período de candidaturas ao apoio RESEARCH 4 COVID-19 já foram anunciados no passado dia 20 de abril (ver notícia), tendo sido propostos pela Comissão de Avaliação 66 projetos para financiamento. O apoio total para a 1ª fase foi de 1,8 milhões de euros e a lista dos projetos aprovados pode ser consultada aqui.

Mais informações sobre a 2.ª edição em RESEARCH 4 COVID-19.