Saltar para o conteúdo principal

Apresentação do Programa de Investigação sobre a obra de Álvaro Siza Vieira

Na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, o Auditório da Fundação de Serralves, no Porto, recebe a sessão de apresentação do Programa Integrado de Investigação e Desenvolvimento sobre a obra do Arquiteto Álvaro Siza Vieira. A sessão inclui uma intervenção do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, seguida de um debate a moderar por Helena Pereira (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Carles Muro (Fundação de Serralves), e é encerrada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
 
Durante a sessão, será assinado o Protocolo de Cooperação entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação de Serralves e o Ministério da Cultura para a criação do Programa Integrado de Investigação e Desenvolvimento sobre a obra arquitetónica de Álvaro Siza Vieira, o qual tem por objetivo estimular e apoiar novos projetos de I&D de âmbito pluridisciplinar, em múltiplas vertentes e áreas disciplinares, desde o projeto de arquitetura e a sua relação com as artes ao urbanismo e as ciências sociais, assim como a engenharia e as ciências dos materiais, explorando os arquivos depositados pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira na Fundação de Serralves, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Canadian Centre for Architecture.
 
O novo programa inclui dois concursos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, a realizar em 2019 e 2020, para apoiar projetos de investigação sobre a obra de Álvaro Siza Vieira em múltiplas vertentes, designadamente:
 

  1. Projetos de arquitetura e a sua relação com os utilizadores dos espaços e respetivo enquadramento social;
  2. A integração e a inter-relação das obras de arquitetura com os espaços envolventes, a cidade, a paisagem e o território;
  3. A relação da arquitetura com as artes, nomeadamente o desenho, a escultura e o cinema e as artes aplicadas;
  4. A materialização da arquitetura, incluindo estruturas, tecnologias e materiais e a sua relação com o desempenho e as condições envolventes.

Para participar na sessão contate administracao@serralves.pt