Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas abertas aos Prémios Maratona da Saúde 2021

Abriu hoje o período de candidaturas aos Prémios Maratona da Saúde 2021, este ano dirigidos à área da Investigação em Doenças Raras. À semelhança de edições anteriores, estes prémios visam promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. Serão atribuídos dois prémios de 20 mil euros para as categorias de investigador júnior e sénior e as candidaturas decorrem até ao dia 16 de abril de 2021.

Os Prémios Maratona da Saúde 2021 vão distinguir dois projetos de investigação científica na área das Doenças Raras a serem desenvolvidos em Portugal. Podem candidatar-se investigadores e/ou médicos, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há menos de dez anos (Categoria Júnior) ou mais de dez anos (Categoria Sénior) à data de abertura deste concurso. O financiamento será atribuído por um período máximo de dois anos e com terá início entre setembro e dezembro de 2021. 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) apoia a gestão logística deste concurso e propõe o painel do júri que efetuará a avaliação, que será constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das doenças raras. A atribuição destes prémios incentiva as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da Maratona da Saúde escolherá os dois vencedores de acordo com as recomendações do júri.

Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina, e relacionados com os diferentes temas das edições da Maratona da Saúde. As edições dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica contaram até à data com cerca de 400 Candidaturas nas áreas do Cancro, da Diabetes, das Doenças Neurodegenerativas, das Doenças Cardiovasculares e das Doenças Autoimunes e Alergias, e já permitiram galardoar 15 cientistas que estão a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal.

Esta iniciativa é financiada maioritariamente através dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP. A Janssen é um dos parceiros desta iniciativa e associará o seu nome a um dos prémios a atribuir.

Para mais informações, consulte a página do concurso.