Saltar para o conteúdo principal

CEEC Institucional: FCT atribui 400 contratos para investigadores doutorados

A FCT divulgou hoje os resultados do 1.º concurso público para o apoio ao desenvolvimento de planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas por instituições académicas e científicas com o cofinanciamento público através da FCT. 

Foram aprovados um total de 58 planos de emprego cientifico, incluindo um total de 400 contratos para investigadores doutorados e de reforço de carreiras em Universidades, Politécnicos e outras instituições, a serem concretizados nos próximos meses diretamente através das instituições. De acordo com a deliberação do júri, o número de posições atribuídas a cada instituição teve em conta a classificação final da proposta apresentada e a dimensão relativa das instituições.

Os planos aprovados incluem 221 contratos no âmbito de carreiras de Investigação, financiados pela FCT em até 100%, e Académica, cofinanciados pela FCT em até 50%, e contratos de trabalho para investigadores em diversas categorias, totalmente financiados pela FCT, resultando na seguinte distribuição de novos contratos:

  • Investigadores juniores: 16%
  • Investigadores auxiliares: 20%
  • Investigadores principais: 8%
  • Investigadores coordenadores: 1%
  • Investigadores de Carreira: 13%
  • Docentes de Carreira: 42% 

A avaliação das candidaturas foi feita com base num painel internacional coordenado por dois antigos reitores e presidentes do CRUP, António Rendas e António Cunha, tendo incluído ainda os Professores Melita Kovacevic, da Universidade de Zagreb, Pilar Aranda, da Universidade de Granada, Ruaidhri Neavyn, da Autoridade do Ensino Superior da Irlanda, William Wakeham, do Imperial College, Londres, Yvon Englert, da Universidade Livre de Bruxelas.

O procedimento concursal decorreu no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico. Com base nos respetivos termos de referência, foram valorizadas as práticas institucionais de promoção de emprego científico e as suas estratégias futuras, nomeadamente das instituições ou redes entre instituições.