Saltar para o conteúdo principal

Centro Internet Segura organiza mais de 600 ações em todo o país

No âmbito do Dia Europeu da Internet Mais Segura 2014, que se celebrou a 11 de fevereiro, o Centro Internet Segura dinamiza centenas de ações em Portugal, a decorrer entre 11 e 28 de fevereiro.

As atividades organizadas pelo Centro Internet Segura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, têm como propósito sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, para beneficiar em segurança das oportunidades oferecidas pela Internet. Estendem-se também a outros grupos da população, nomeadamente seniores e pessoas com necessidades especiais, incluindo várias iniciativas destinadas a pais e educadores.

A equipa da Seguranet, componente do Centro Internet Segura a funcionar para a comunidade escolar do ensino básico e secundário no Ministério da Educação e Ciência, organiza inciativas em mais de 250 escolas do país. Alunos e encarregados de educação participam em atividades que promovem a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Em 2013, estas ações envolveram cerca de 58 000 alunos, professores, pais e educadores.

O Centro Internet Segura promove ainda ações de sensibilização e formação com o apoio de técnicos locais pertencentes a Bibliotecas Públicas, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições de Solidariedade Social, Espaços Internet, Centros Ciência Viva, Centros de Inclusão Digital (CID Net), entre outros. Mais de 47000 pessoas estarão envolvidas, neste período, em ações por todo o país.

Já o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) promove uma competição nacional para jovens até 30 anos, que termina no dia 19 de fevereiro. Para participar basta produzir um vídeo de até 60 segundos, com referência ao tema do Dia Europeu da Internet mais Segura 2014 – “Juntos vamos criar uma Internet melhor” – e à “Campanha contra o Discurso de Ódio Online”, promovida pela Comissão Europeia e pelo IPDJ em Portugal. Os criadores dos vídeos selecionados receberão vouchers para Pousadas da Juventude.

Mais de 100 voluntários vão também juntar-se à iniciativa promovendo o tema Segurança na Internet nas escolas, através do Programa Volunteer Scheme da Microsoft Portugal, membro do consórcio que integra o Centro Internet Segura.