Saltar para o conteúdo principal

CEO do Air Centre eleito membro do conselho da Academia Internacional de Astronáutica

Miguel Bello, CEO do Air Centre, sediado na ilha Terceira nos Açores, foi eleito membro do conselho da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Esta eleição foi anunciada durante o 72º Congresso Internacional Astronáutico (IAC), o maior e mais prestigiado evento espacial global do mundo, a decorrer no Dubai até ao dia 29 de outubro.

O IAA é uma organização que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da astronáutica para fins pacíficos, reconhecer personalidades que se tenham distinguido na área e promover a cooperação internacional para o avanço da ciência aeroespacial. É uma organização não-governamental, foi fundada em 1969 na Suécia e é reconhecida pelas Nações Unidas desde 1996. O primeiro Congresso Internacional Astronáutico realizou-se em 1950, em Paris. Este não é o primeiro contacto de Portugal com este congresso: em 1975, foi a capital Lisboa a receber este certame.

O agora eleito Miguel Bello tem uma longa carreira dedicada ao setor do espaço. Doutorado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, Miguel Bello já foi CEO do DEIMOS Group, com operações em Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Itália. Especializou-se em Operação e Engenharia de Sistemas Espaciais, Sistemas de Observação Terrestre, planeamento de missões interplanetárias e lixo espacial. Desde fevereiro de 2020 que desempenha as funções de Diretor Executivo do Air Centre, um organismo de colaboração internacional que tem como objetivo enfrentar os desafios globais e as prioridades locais no Oceano Atlântico. Este centro promove uma abordagem integrativa do espaço, clima, oceano e energia no Atlântico, apoiada por inovações tecnológicas emergentes e avanços na ciência de dados.