Saltar para o conteúdo principal

Cerca de 5.000 participantes no Ciência 2018

Durante 3 dias, de 2 a 4 de julho, a comunidade científica portuguesa esteve reunida no Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. Registaram-se mais de 5.000 participantes, que participaram em quase 800 comunicações divididas em 100 sessões.

Foram apresentados mais de 700 posters e tiveram lugar 8 sessões plenárias, que contaram com a participação de personalidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, presidida por Alexandre Quintanilha, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio. As personalidades foram recebidas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, pelo Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, a Presidente do Ciência Viva, Rosalia Vargas, e a Comissária do Ciência 2018, Alexandra Marques. 

O encontro foi organizado em torno de várias áreas científicas e tecnológicas e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, e teve como país convidado a África do Sul. Em debate esteve ainda a conceção do futuro 9.º Programa Quadro Europeu para Investigação e Inovação, 2021-2028. No espaço dedicado à demonstração da investigação realizada pelas unidades de investigação, estiveram patentes 80 demonstrações.

MCTES

O trabalho de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da ciência em Portugal também foi reconhecido com a entrega das Medalhas de Mérito Ciência 2018. Pela primeira vez foram entregues os Prémios Arquivo.pt, que distinguiram trabalhos originais e inovadores que utilizaram como fonte as páginas web, antigas, disponibilizadas no Arquivo.pt.

Foi possível acompanhar todo o evento também à distância através do canal de Youtube e da página de Facebook do Ciência 2018. Aqui poderá consultar ainda informações e as entrevistas realizadas junto dos investigadores e governantes que participaram no Encontro.