Saltar para o conteúdo principal

Chiara Manfletti is the President of the Portuguese Space Agency

(English version available soon)

Chiara Manfletti foi hoje nomeada a primeira Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), sendo Luís Santos o seu vice presidente. As nomeações foram feitas durante a 1ª Assembleia Geral da agência, que reuniu hoje (sexta-feira, dia 22 de março) nas instalações da agência no Palácio das Laranjeiras em Lisboa com a presença dos quatro associados fundadores, designadamente a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Região Autónoma dos Açores através da Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. O Ministro Manuel Heitor participou no final da reunião, tendo abordado com os fundadores da agência os termos dos acordos feitos com a Agência Espacial Europeia (ESA) para que a agência espacial portuguesa venha a desempenhar funções de “ESA hub” em termos de uma “dupla tutela” entre Portugal e a ESA.

Chiara Manfletti tem dupla nacionalidade italiana e alemã, é graduada em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres (2001), tem o mestrado em “estudos espaciais” pela “International Space University” (ISU) de Estrasburgo (2002), e é doutorada pela Universidade alemã de Aachen (2009). Tem ainda uma licenciatura em História pela Open University do Reino Unido (2003). Trabalhou na empresa francesa SNECMA, na agência espacial alemã, DLR, tendo posteriormente ingressado na Agência Espacial Europeia (ESA) em 2016, onde tem sido nos últimos anos assessora do Diretor Geral na sede da agência em Paris.

Chiara Manfletti é a 3ª mulher a presidir a uma agência espacial a nível mundial, depois de Pascale Ehrenfreund, que foi presidente da agência espacial alemã (DLR) entre 2015 e 2017, e de Megan Clark, que foi nomeada recentemente, em 2018, presidente da agência espacial Australiana, quando da sua criação no ano passado.

Luís Santos é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, tendo sido até ao momento o Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, agora integrada na agência espacial portuguesa.

A 1ª Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) desta sexta-feira, 22 de março, aconteceu após a Escritura de Constituição da Agência Espacial Portuguesa na passada segunda-feira, 17 de março, em Ponta Delgada, nos Açores, na presença do Ministro Manuel Heitor e do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e respetivos associados fundadores da Portugal Space. A criação da Agência Espacial Portuguesa foi aprovada no passado dia 7 de março em Conselho de Ministros, e resulta da parceria entre o Governo de Portugal e o Governo Regional dos Açores, com a colaboração da ESA.

A Agência nacional “Portugal Space” é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia e com o processo de desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre). É também seu objetivo impulsionar o panorama espacial europeu através da cooperação internacional, nomeadamente ao nível da ESA e de outras agências espaciais europeias. Tem ainda a responsabilidade de implementação e promoção do programa “AZORES International Satellite launch Programme” (AZORES ISLP), em parceria com a ESA.

A Portugal Space tem sede instalada na Ilha de Santa Maria nos Açores e instalações em Lisboa, no Palácio das Laranjeiras. Tem por objetivo estimular o setor do Espaço em Portugal, criando condições para o desenvolvimento da capacidade e de competências nacionais no domínio da indústria espacial, nomeadamente das novas indústrias do Espaço (“New Space Industries”), mas também da investigação científica, inovação, educação e cultura científica, no que ao Espaço diz respeito.