Saltar para o conteúdo principal

Ciência 2016 reúne Investigadores Portugueses

O encontro superou todas as expectativas, com quase 4500 inscrições, mais de 500 posters de alunos de doutoramento, 450 oradores e moderadores distribuídos por 100 sessões paralelas e cerca de 50 demonstrações práticas de projectos de investigação em curso. O encontro abarcou as diversas áreas da investigação científica, das artes e design às engenharias, das profundezas do mar ao espaço, da física à educação, passando pela ciência polar, a nanotecnologia e a medicina personalizada, entre várias outras.

posters_ciencia2016 Sete sessões plenárias, com oradores convidados e a presença de membros do governo e da Comissão Europeia, realçaram as áreas do Mar e do Espaço, da Saúde, da Agricultura e da História. Empresas como a Critical Software e a Veniam falaram da importância da investigação para o seu desenvolvimento, e a Hovione anunciou um plano de 5 milhões de euros para projetos de investigação, abertos à comunidade científica, para resolver questões concretas da indústria farmacêutica. A Ciência Aberta e a iniciativa Mais Ciência, Menos Burocracia estiveram também em debate.

robots2_ciencia2016 A importância da ciência foi ressaltada pelos diversos decisores políticos e representantes de organismos internacionais que passaram pelo Centro de Congressos de Lisboa. As entrevistas realizadas ao longo de todo o encontro estão disponíveis no Facebook @encontrociencia e no twitter com a hashtag #ciencia2016pt, e os vídeos no site www.ciencia2016.pt .

O Ciência 2016 retomou a tradição de um encontro anual da comunidade científica nacional para a apresentação dos principais temas, resultados e questões nas diversas áreas da Ciência e da Tecnologia. A série Ciência iniciou-se em 2007 e prosseguiu até 2010, tornando-se num momento único de encontro e reflexão para a comunidade científica portuguesa. No final do encontro foi anunciada a sua realização em 2017.

ciencia2016 O encontro Ciência 2016 contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, a Academia das Ciências e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

 

Créditos das Imagens: Ciência 2016