Saltar para o conteúdo principal

Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

De 8 a 10 de julho realiza-se mais uma edição do Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, no Centro de Congressos de Lisboa. Este ano o país convidado é o Reino Unido.

ciencia

O evento procura reunir a comunidade científica portuguesa em torno de um programa multidisciplinar que aborda os desafios científicos e societais atuais, tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. Este ano é particularmente marcado por inúmeras celebrações científicas – Ano Internacional da Tabela Periódica, 100 anos da expedição de Eddington a S. Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães – pelo que se desafiam as Unidades de I&D e os seus investigadores a participarem no Ciência 2019, num encontro que pretende evidenciar a necessidade de aprofundar a investigação e a inovação e de reforçar o diálogo e a comunicação sobre o conhecimento desenvolvido no país.

ciencaa

Os vários desafios da agenda científica é outro dos temas em debate no Encontro com o objetivo de incentivar sobretudo a interação entre os investigadores, o setor empresarial e o público em geral. Além das várias comunicações, o evento conta também com um espaço de demonstrações de atividades de I&D e com a exposição de pósteres digitais de estudantes de doutoramento bolseiros da FCT sobre as atividades em curso e/ou resultados recentes das suas investigações.

 

O Encontro Ciência 2019 é promovido pela FCT em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando com o apoio institucional do Governo, através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As inscrições para participar no evento encontram-se abertas em www.encontrociencia.pt