Saltar para o conteúdo principal

Cientista portuguesa na lista de maiores inovadores da revista MIT Technology Review

Em cada mil bebés, seis são afetados por defeitos cardiovasculares. Um adesivo formado por um novo biomaterial que facilita a reparação desses defeitos foi a tecnologia desenvolvida por Maria José Pereira que lhe deu entrada na lista anual de inovadores com menos de 35 anos da revista MIT Technology Review.

O tratamento atualmente disponível envolve a cirurgia de peito aberto, invasiva e não isenta de riscos. É utilizada sutura para fechar os “pequenos orifícios” entre as câmaras do coração, procedimento que pode danificar os tecidos frágeis. Podem seguir-se várias cirurgias para acompanhar o crescimento.

O adesivo desenvolvido por Maria José Pereira pode ser aplicado de forma minimamente invasiva e, ao contrário de outros, o material de que é composto é forte e flexível: adere bem ao tecido, resistindo à constante pressão exercida num órgão como o coração, não provoca danos nos tecidos cardíacos e não precisa de ser substituído à medida que a criança cresce.

Maria José Pereira desenvolveu esta nova tecnologia enquanto doutoranda do Programa MIT Portugal, financiado pela FCT, tem 28 anos e coordena atualmente a área de Tecnologias de Adesão na start-up GeckoBiomedical, empresa que concretizará a transferência desta tecnologia para o mercado num período previsível de 2 a 3 anos.

 A investigadora considera “uma honra integrar a lista de Inovadores com menos de 35 anos.  Esta distinção reconhece o caráter inovador da plataforma tecnológica que estamos a desenvolver e o seu potencial para alterar o modo como a cirurgia minimamente invasiva é realizada”. Salienta, ainda, que “este trabalho foi possível dada a colaboração de uma equipa multidisciplinar que olhou para este problema de diversos ângulos”.

A cientista é a primeira portuguesa a juntar-se a uma lista de vanguardistas na área da tenologia, reconhecidos nos últimos 10 anos pela revista internacional, que inclui, entre outros, os cofundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin; o cofundador do Facebook Mark Zuckerberg, o designer principal da Apple, Jonathan Ive e o criador do Tumblr, David Karp.