Saltar para o conteúdo principal

Closing dates for PhD Scholarships and R&D Project Grants

A FCT informa de que, após ponderação cuidada, decidiu manter as datas de encerramento do concurso para Bolsas de Doutoramento, em 28 de abril de 2020, e do concurso de Projetos de I&D em todas as áreas científicas, em 30 de abril de 2020.

Recorda-se que, anteriormente, tendo em consideração as circunstâncias decorrentes da pandemia Covid-19, a FCT tomou a iniciativa da prorrogação, por um mês, do fim do período de candidaturas de ambos os concursos, permitindo dessa forma a adaptação da comunidade científica e académica às novas condições de trabalho a distância.

Importa agora retomar as condições de normalidade no cumprimento da política científica e garantir que o sistema de financiamento à ciência mantém a regularidade temporal e a previsibilidade que a própria comunidade científica vem exigindo, de modo a não pôr em causa a conclusão dos processos de avaliação neste ano, com a respetiva contratualização de projetos e o início de programas de doutoramento.

A FCT realça a dinâmica demonstrada neste período adverso pela comunidade científica portuguesa, e a sua participação ativa e empenhada nos novos desafios de investigação, desenvolvimento tecnológico, inovação e intervenção social. A resposta às iniciativas entretanto lançadas pela FCT tem sido excelente, desde logo no 1º período das candidaturas ao “Research 4 Covid-19”, cujos resultados são já conhecidos, assim como nos concursos, ainda abertos, de projetos de I&D “AI 4 Covid-19” e o “Doctorates 4 Covid-19”.

Nos próximos dias abrirá o 2º período de candidaturas ao “Research 4 Covid-19”. Estão também em curso outras iniciativas e concursos promovidos no âmbito do PT2020, deste modo alargando o âmbito e diversificando o tipo dos projetos e de apoios à investigação e inovação.