Saltar para o conteúdo principal

CMU Portugal reuniu a sua comunidade num simpósio

A comunidade de estudantes do programa doutoral da Carnegie Mellon University Portugal (CMU Portugal) reuniu-se no passado dia 15 de setembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num Simpósio que decorreu num formato híbrido (presencial e online), com transmissão no Youtube, ainda disponível para visualização, sob o tema “Developing a supportive community for all researchers pursuing their PhDs under the scope of CMU Portugal initiatives”.

O evento contou com a participação de 24 estudantes de diferentes áreas do Programa Doutoral CMU Portugal, com o objetivo de partilharem as suas experiências enquanto estudantes de doutoramento e o seu trabalho de investigação, nomeadamente nas áreas de Ciência e Engenharia de Dados; Inteligência Artifical; Machine Learning; Tecnologias da Linguagem; Análise de Dados; Cloud Computing; e Engenharia e Políticas Públicas. A iniciativa contou na sessão de abertura com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; de José Paulo Esperança, Vice-Presidente da Fundação para a Ciencia e a Tecnologia (FCT); de Inês Lynce, Diretora da CMU Portugal; e de Rosalia Vargas, Presidente da Agência Ciência Viva.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior salientou a relevância do programa na construção de novas fronteiras de conhecimento, considerando-o uma excelente oportunidade de networking e partilha. Referiu também que ano após ano, procura-se que o programa CMU Portugal seja um dos melhores para os melhores estudantes, com momentos e oportunidades únicas.

Por seu turno, o Vice-Presidente da FCT frisou a importância do programa CMU Portugal e de iniciativas como o goPORTUGAL para estimular a ligação e a partilha de conhecimento a nível internacional. Salientou também que nos últimos tempos Portugal tem estado em destaque, ao ser um dos países onde tem surgido a criação de maior número de empresas “unicórnio”, elogiando ainda as escolhas das áreas de estudo dos estudantes do programa doutoral CMU Portugal.

O evento foi dirigido a todos os candidatos ao programa de doutoramento da CMU Portugal, candidatos a programas de doutoramento afiliados e a todos os candidatos de doutoramento que realizam a sua tese no âmbito de um dos projetos de investigação da CMU Portugal. O simpósio permitiu promover o ambiente de investigação colaborativa e o diálogo entre estudantes, antigos estudantes, comissões científicas, investigadores e coordenadores dos parceiros do CMU Portugal. Foi também possível criar e reforçar redes de trabalho, dando aos participantes a oportunidade de apresentarem os seus planos de trabalho, resultados obtidos à data e discutirem os resultados com os seus pares.

O programa CMU Portugal faz parte de um conjunto de parcerias internacionais estabelecidas pela FCT, com foco em instituições dos EUA, que desde 2006 têm promovido a internacionalização das instituições científicas e de ensino superior nacionais, envolvendo mais de 1000 docentes e investigadores e mais de 1500 estudantes de mestrado e de doutoramento. Atualmente estas parceiras estão integradas na iniciativa goPORTUGAL, que para o período 2018-2023 definiu como objetivos reforçar e expandir o conceito das parcerias internacionais.