Saltar para o conteúdo principal

Comissão Europeia faz levantamento de centros de especialização e competências em cibersegurança

A Comissão Europeia está a conduzir um levantamento, a nível europeu, de centros de especialização e competências em cibersegurança.  Este levantamento foi prorrogado até dia 8 de março e tem como principal objetivo identificar, na União Europeia, entidades públicas e privadas que desenvolvam investigação em áreas relacionadas com a cibersegurança. Esta iniciativa visa responder às propostas da Comunicação Conjunta “Resiliência, dissuasão e defesa: reforçar a cibersegurança na EU”, nomeadamente sobre o estabelecimento de uma rede de centros de competências em matéria de cibersegurança, constituída em torno de um Centro Europeu de Investigação e de Competências nesta área.

Esta rede permitirá estimular “o desenvolvimento e a implantação de tecnologias de cibersegurança e complementará os esforços no sentido de reforçar as capacidades neste domínio, a nível da UE e a nível nacional”, conforme referido na Comunicação Conjunta “Resiliência, dissuasão e defesa: reforçar a cibersegurança na UE”. Neste sentido, a participação de centros nacionais neste levantamento poderá permitir uma maior visibilidade da capacidade nacional já existente nesta matéria, bem como potenciar o melhor usufruto de benefícios que venham a ser disponibilizados a nível europeu.

A participação neste levantamento implica o preenchimento deste formulário.

Destacamos também a abertura de uma call com um valor de financiamento de 50 milhões de euros, para uma fase piloto de projetos que visem a criação da referida rede de centros de competências em matéria de cibersegurança. Esta call é promovida pela Comissão Europeia e encontra-se a decorrer até dia 29 de maio. Mais informações aqui.