Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Bolsas de Doutoramento está aberto até 28 de março

Está aberto o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018. Decorre de 28 de fevereiro até às 17h do dia 28 de março de 2018, e irá atribuir 950 bolsas. Este número vem consolidar um aumento progressivo do número de bolsas de doutoramento concedidas nos concursos individuais, bem como no número total de bolsas de doutoramento (concursos individuais e Programas de Doutoramento FCT) concedidas ao longo dos anos.

As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Os trabalhos de investigação realizados no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface.

De forma a atrair investigadores estrangeiros para o país, foram feitas alterações no regulamento que permitem a candidatura de cidadãos de países terceiros que não sejam residentes. Esses devem no entanto obter o título de residência até à data do início da bolsa. Outra alteração ao concurso é o facto de, na sequência da análise incluída na avaliação da OCDE, ser criada uma equipa de coordenação cientifica do concurso.