Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos de I&D 2017: FCT está a pagar adiantamentos de 30%

Os projetos aprovados no âmbito do concurso de Projetos de I&D em todos os domínios científicos de 2017 estão em fase final de contratualização. Até à data, foram validados pela FCT 85% dos termos de aceitação dos projetos aprovados. 

O valor do adiantamento passou de 15% para 30% do montante do financiamento do projeto. A FCT transferiu cerca de 80 M€ para as instituições de investigação proponentes, por via de verbas nacionais e de fundos europeus do Portugal 2020.

A alteração do valor do adiantamento foi o resultado do esforço conjunto da FCT e dos Programas Operacionais PT2020 para facilitar o início e a execução dos projetos. A alteração na norma de pagamentos proporciona uma maior liquidez ao investimento necessário à investigação, e contribui para simplificação no processo submissão e análise de despesas em que a FCT está empenhada, pois os pedidos de pagamento passarão a ser ter volumes financeiros de maior dimensão mas o número mínimo de documentos da amostra mantém-se – ou seja, diminui a quantidade de documentos necessários à validação de despesa.

Em linha com o previsto, os cerca de 1.600 projetos aprovados no concurso têm de financiar o contrato de um Investigador Doutorado. Com o início da execução dos projetos, estão a ser lançados os primeiros concursos neste âmbito.