Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos de I&D recebeu 4101 candidaturas

O Concurso de Projetos de I&D em todos os domínios científicos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que decorreu entre 8 de fevereiro e 11 de março de 2022, recebeu um total de 4101 candidaturas. Nos últimos dois dias do concurso foram submetidas 70% das candidaturas.

O concurso deste ano, à semelhança do anterior, vai apoiar projetos em todos os domínios científicos que se enquadrem nas seguintes tipologias:

  • Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) dirigidos a questões científicas ou conceitos originais e relevantes, tendo como referência padrões internacionais, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento e dos quais resultem indicadores de realização da produção científica no decurso do projeto. O limite máximo de financiamento para esta tipologia é de 250 mil euros.
  • Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX) correspondendo a uma investigação científica ou tecnológica que se destina à exploração de ideias ou conceitos que sejam considerados como apresentando originalidade e/ou potencial de inovação. Para cada um dos projetos selecionados, está reservado um financiamento de 50 mil euros.

Foram recebidas 2698 submissões de projetos de IC&DT (65,8%) e 1403 de projetos PeX (34,2%). Por género, 2198 propostas foram de investigadoras principais, o que corresponde a uma percentagem de 53,6%, enquanto 1903 candidaturas são lideradas por homens, equivalente a 46,4%.

Os projetos que vierem a ser selecionados no âmbito deste concurso serão financiados por fundos nacionais, através do orçamento da FCT, com uma dotação total de 75 milhões de euros.

O concurso de projetos de IC&DT em todas as áreas científicas tem uma periodicidade anual e integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2023 e publicada no site.