Saltar para o conteúdo principal

Concurso de projetos de IC&DT para o Vale do Côa selecionou 7 projetos

A FCT anunciou esta semana o resultado da avaliação do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Vale do Côa.

 

Foram avaliadas 32 candidaturas, tendo sido recomendados para financiamento 7 projetos. O concurso tem uma dotação de 2 milhões de euros, proveniente de fundos nacionais do orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., sendo que cada projeto será financiado até ao máximo de 300 mil euros pelo período máximo de 36 meses.

 

Este concurso teve como referência a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região de Vale do Côa, classificada pela UNESCO como património da Humanidade a 2 de dezembro de 1998, e o seu enquadramento conceptual de descoberta da origem da vida, de interação com povos e culturas, do mundo natural e da riqueza biológica. Pretende-se que os projetos agora selecionados possam desenvolver novos conhecimentos sobre a região em diversas áreas temáticas, tais como: a observação e conhecimento da terra; o clima e alterações climáticas; a origem da vida e dinâmicas de interação socioculturais ao longo do tempo; e a biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável.

 

Os projetos terão que adotar uma perspetiva multidisciplinar e de contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito de modo a aprofundar uma agenda de I&D sobre o património do Vale do Côa e a sua projeção para o futuro.