Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos de Investigação: Divulgado Guia de Apoio às Candidaturas

A FCT, o COMPETE e os Programas Operacionais Regionais  publicaram um Guia de Apoio ao Acesso ao Balcão 2020 e à submissão de candidaturas ao Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017. O guia é um passo a passo que apoia todo o processo de candidatura, desde o primeiro acesso à submissão final do projeto. A FCT, o COMPETE e os Programas Operacionais Regionais estão ainda a preparar uma série de sessões de esclarecimento, a anunciar em breve, e FAQs de apoio ao concurso.

Nos últimos dias, foram publicados o Formulário de Candidatura, disponível no Balcão 2020 mas que pode ser visualizado aqui, as Áreas Científicas e Painéis de Avaliação e documentos de apoio para candidaturas conjuntas com investigadores do Estado de São Paulo e do Estado do Ceará (ambos no Brasil). Estes juntam-se à documentação que já tinha sido previamente divulgada: Aviso para Apresentação de Candidaturas, Referencial de Mérito, Balcão 2020 – formulário eletrónico / esclarecimento de dúvidas, Regulamento Específico do Domínio de Competitividade e Internacionalização (RECI), Regulamento de Projetos Financiados Exclusivamente por Fundos Nacionais. O Guia de Apoio ao Preenchimento do Formulário será divulgado nos próximos dias.

A FCT e os Programas Operacionais estão disponíveis para esclarecer mais dúvidas. Todas as questões devem ser colocadas através do Balcão 2020, que reencaminhará para a FCT as questões referentes ao aviso e ao regulamento. Essas questões serão respondidas por técnicos da FCT também através do Balcão2020. A colocação das questões através do Balcão cria um histórico associado à candidatura, permitindo que o investigador tenha uma resposta adaptada às suas questões específicas.