Saltar para o conteúdo principal

Concurso de projetos para a Investigação em Fogos Florestais 2018

Estão abertas até 26 de fevereiro as candidaturas para a segunda edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais. O concurso prevê que sejam atribuídos até 300 mil euros por projeto, e tem um envelope financeiro total de 5 milhões de euros.

Este concurso está enquadrado no Programa Mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º159/2017, na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande. Prevê-se um financiamento total de 15 milhões de euros para projetos de investigação selecionados no âmbito dos três concursos anuais previstos.

Com o apoio a esses projetos, pretende-se promover a investigação científica e a inovação, fortalecendo competências e capacidades científicas e técnicas, garantindo a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais, assim como a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas. Os temas de investigação são variados, e podem incluir a gestão de recursos florestais e prevenção de fogos, o combate aos incêndios a saúde e segurança dos técnicos de combate, e a meteorologia, previsão e gestão do risco, incluindo os sistemas de comunicação, e a valorização da biomassa entre outros.

Para mais informações consulte a página do concurso.