Saltar para o conteúdo principal

Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017

Foram hoje divulgados os resultados finais do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017. Ao todo, foram concedidas 903 bolsas.

Neste concurso foram submetidas 2.760 candidaturas, das quais 2.453 foram consideradas avaliáveis. Verificou-se uma taxa de sucesso de 37%; em 2016, a taxa equivalente foi de 33%, e em 2015 de 20%.

As bolsas de investigação são um subsídio atribuído aos investigadores para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva. O processo de atribuição de bolsas incluiu diversas fases entre a candidatura e a divulgação dos resultados. Após submissão, e depois de verificada a sua admissibilidade, as candidaturas foram avaliadas separadamente por dois investigadores reconhecidos na respetiva área científica, recorrendo a peritos externos sempre que necessário. Após a notificação dos resultados após avaliação, em julho, os candidatos que discordavam com a proposta de classificação apresentaram os seus argumentos junto do painel em sede de Audiência Prévia.

Veja o número de bolsas atribuídas por painel.