Saltar para o conteúdo principal

Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2020

A mediatização de determinadas declarações sobre o Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2020 da FCT, proferidas por parte de um dos candidatos, desencadeou nestes últimos dias um número muito significativo de contactos com a FCT por parte de outros candidatos a este concurso, de bolseiros e de outras pessoas que solicitam esclarecimentos sobre esta situação. Neste contexto, a FCT emite a seguinte nota de esclarecimento sobre o processo do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2020, deste modo respondendo a todos em simultâneo.

   Nota de Esclarecimento

O Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2020 está a decorrer na FCT com normalidade. Este ano, no início do processo, e para benefício dos candidatos devido às dificuldades causadas pela pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, foi prorrogado o período de submissão de candidaturas por um mês, encerrando a 28 de abril de 2020. A FCT atendeu deste modo às muitas solicitações dos candidatos para que procedesse a esta prorrogação, devido a constrangimentos na concretização dos seus processos, nomeadamente ao nível de tempo e acesso à documentação necessária para as candidaturas.

O processo está, desde então, a decorrer nos prazos legais e de acordo com o edital do aviso de abertura de concurso, de modo similar ao que se passa todos os anos com este concurso. Apesar da prorrogação de um mês de candidatura, a FCT está a desenvolver todos os esforços para compensar este tempo e apresentar os resultados aos candidatos nos prazos que têm pautado este concurso nos anos anteriores. Os resultados finais do concurso são geralmente publicados até ao final de novembro, findo o prazo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT para a decisão após analisadas as pronúncias dos candidatos em sede de audiência prévia de interessados. (Mais informações na página do concurso)

Este ano, o Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT recebeu um total de 3797 candidaturas, estando prevista a atribuição de 1350 bolsas. A FCT apoia atualmente um total de cerca de 5 mil bolsas de doutoramento. Estas são bolsas de mérito atribuídas competitivamente e destinadas a apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento e com vista à obtenção do grau académico de Doutor pelos candidatos selecionados. As bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As bolsas têm o valor mensal de 1 064,00€ para planos de trabalho realizados em Portugal e de 1 865,00€ para planos de trabalho realizados no estrangeiro; a duração máxima das bolsas é de 48 meses.

Apesar de todos os constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19, que afetou todos os setores da sociedade, a FCT não tem poupado esforços para cumprir o seu calendário anual de financiamento da ciência. Para além de garantir o cumprimento normal dos prazos dos vários concursos que todos os anos a FCT abre, este ano apoiámos ainda mais iniciativas através do lançamento de diversas linhas de financiamento excecionais, direcionadas para o desenvolvimento da ciência portuguesa em prol do combate à Covid-19. Destacam-se as seguintes iniciativas: apoio especial Gender Research 4 Covid-19; apoio especial RESEARCH 4 COVID-19 (com duas edições); Concurso para projetos de I&D AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública; apoio Verão com Ciência, em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES); o portal Science 4 COVID-19; aumento da capacidade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que suporta as ligações à internet da comunidade de ensino e investigação; reforço da capacidade dos serviços que asseguram ensino a distância e teletrabalho na comunidade académica e científica (Colibri, NAU, Educast, Videocast). Todas estas iniciativas estão divulgadas na COVID-19 no site da FCT, que reúne toda a informação que vai sendo emitida pela FCT, relacionada direta ou indiretamente com esta situação de pandemia.