Saltar para o conteúdo principal

Concursos da parceria do Horizonte Europa “Key Digital Technologies”

A parceria Key Digital Technologies (KDT) do Horizonte Europa, que dá continuidade à ECSEL JTI, na área de componentes e sistemas eletrónicos (ou ECS), encontra-se a promover dois concursos com data limite para a submissão de candidaturas até 21 de setembro de 2022.

Esta parceria é uma das nove parcerias institucionalizadas do Horizonte Europa, estabelecida entre a Comissão Europeia, Estados participantes e três associações privadas: AENEAS, Inside e a EPoSS. A KDT apoiará a transformação digital de todos os setores económicos da Europa, facilitando a colaboração entre a indústria e os centros de investigação. Atua no domínio de componentes e sistemas eletrónicos em diferentes áreas horizontais, tais como: tecnologias de produção de microprocessadores; componentes, módulos e integração de sistemas; embedded software; edge-computing e inteligência artificial; conetividade; e qualidade, fiabilidade e cibersegurança. Inclui também áreas de aplicação nos setores da mobilidade, energia, saúde e bem-estar, agroalimentar e recursos naturais e ainda sociedade e indústria digitais.

Os dois concursos apresentados no programa de trabalhos de 2022 abrangem tópicos gerais (ou bottom-up) baseados nas áreas tecnológicas definidas na Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (ECS SRIA 2022) e ainda tópicos prioritários (ou focus topics) nos seguintes temas específicos: Industrial supply chain for silicon photonics; Design of Customisable and Domain Specific Open-source RISC-V Processors; e Ecodesigned smart electronic systems supporting the Green Deal objectives.

Estes concursos têm como objetivo selecionar projetos transnacionais, que respondam aos tópicos indicados acima, a cofinanciar pela União Europeia e pelos Estados Participantes na KDT (entre os quais, Portugal).

O cofinanciamento nacional é atribuído através da FCT e cobre os dois concursos de 2022 até a um valor máximo de 2 M€.

Mais informações na Página da FCT sobre a KDT