Saltar para o conteúdo principal

Concursos para Cooperação Internacional entre Portugal e França

Até 31 de maio, estão abertas as candidaturas de dois concursos de cooperação internacional entre Portugal e França, para apresentação de propostas de investigação conjuntas. 

Um dos concursos é realizado ao abrigo do Programa Pessoa, através do Programa Hubert Curien (PHC) luso-francês, gerido em Portugal pela FCT e, em França, pelo Campus France. Este concurso tem como principal objetivo fomentar o intercâmbio científico e tecnológico de excelência entre laboratórios de investigação dos dois países. Nas últimas duas edições, este programa financiou 14 projetos no biénio 2019/2020 e 15 em 2020/2021.

O outro concurso trata-se do Programa Cotutelas Pessoa, que procura apoiar programas de doutoramento em cotutela elaborados em parceria entre uma instituição portuguesa e uma instituição francesa, para o triénio 2022/2024, e que abrange todas as áreas científicas.

Estes dois programas destinam-se, essencialmente, ao financiamento da mobilidade de investigadores participantes nos projetos. No caso do Programa Pessoa, cada projeto será financiado com 2000 euros por ano. No Programa Cotutelas Pessoa o montante total atribuído por projeto é de 12 000 €, distribuídos por 3 anos (2 000 € por ano e por cada um dos países).

Toda a informação sobre estes programas está disponível no site da FCT nas páginas dos respetivos concursos: Programa Pessoa e Programa Cotutelas Pessoa.