Saltar para o conteúdo principal

Cooperação bilateral entre FCT e o Deutscher Akademischer Austauschdienst

A FCT e o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) abriram as candidaturas do concurso para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação para o biénio 2023/2024. As propostas podem ser submetidas até 19 de setembro de 2022.

Este concurso é destinado ao financiamento da mobilidade de investigadores participantes nos projetos, nomeadamente despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa na Alemanha (o montante previsto para cada projeto será no valor de 2000€/ano).

Até à data já foram financiados 33 projetos, sendo que no concurso será atribuída prioridade a novos projetos/novas equipas e a equipas que não tiveram financiamento nos últimos concursos. A não inclusão de jovens investigadores na equipa portuguesa tem caráter eliminatório, pelo que é obrigatória a apresentação do plano de trabalhos dos jovens investigadores.

A FCT e o DAAD vão realizar a avaliação e seleção dos projetos a financiar, sendo que não vão ser consideradas candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente a estes dois organismos.
A atribuição do subsídio para o 2º ano do projeto fica dependente do envio e aprovação de um relatório técnico/financeiro, a enviar ao técnico que acompanha o programa, até ao final do mês de novembro de 2023.

Mais informação na página do concurso