Saltar para o conteúdo principal

Delegação Nacional visita São Paulo para concretizar colaboração científica com FAPESP

Uma delegação de representantes de centros de investigação portugueses encontra-se em S. Paulo, com o objetivo de preparar a abertura de concursos para projetos colaborativos a serem apoiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Esta visita vem concretizar as intenções expressas no Memorando de Entendimento assinado pela FCT e FAPESP, em outubro de 2013.

As áreas prioritárias identificadas para esta primeira fase de implementação do Memorando passam pelas Ciências do Mar, a Saúde e Biotecnologia, as Tecnologias da Informação e Comunicação e as Energias Renováveis. A FCT lançou assim um convite aos centros de investigação nacionais para participar em visitas a instituições indicadas pela FAPESP, de forma a preparar a abertura de concursos nestas quatro áreas. É neste âmbito que ambas as instituições se comprometem a identificar oportunidades concretas de cooperação entre as comunidades de I&D de Portugal e do Brasil, nomeadamente promovendo o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos, a formação de recursos humanos e a realização de reuniões científicas, workshops e simpósios, entre outras iniciativas.

A delegação de Portugal, liderada pelo Presidente da FCT, Miguel Seabra, integra representantes de 10 centros nacionais de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa  que, entre 7 e de 9 de maio, irão visitar centros da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O primeiro acordo estabelecido entre a FCT e a FAPESP foi em 1991 com a antiga JNICT, e apoiou missões individuais de Doutorados entre 1992 e 2008, através de concursos abertos em permanência. O novo acordo prevê o apoio a projetos conjuntos e não apenas missões individuais.