Saltar para o conteúdo principal

Divulgados os resultados de concurso para atribuição de 500 contratos de investigadores – Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual

Foram hoje divulgados os resultados do 1.º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual (CEEC Individual 2017). Neste concurso serão atribuídos 500 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e nas quatro categorias contratuais. São propostos para financiamento por parte da FCT 276 contratos de Investigador Júnior, 154 de Investigador Auxiliar, 66 de Investigador Principal e 4 de Investigador Coordenador.

Os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais e coordenado por José Carlos Marques dos Santos. O número de lugares atribuídos em cada painel científico é proporcional ao número de candidatos avaliados, mantendo-se em todos a mesma taxa de contratos financiados, que corresponde a aproximadamente 12% dos candidatos avaliados. Foram atribuídos 172 contratos em Ciências Naturais, 95 em Engenharias e Tecnologia, 71 em Humanidade e Artes, 67 em Ciências Sociais, 62 em Ciências Médicas e da Saúde e 33 em Ciências Agrárias e Veterinárias.  A distribuição de contratos pelas diferentes categorias teve também em conta o respetivo número de candidaturas.

Dos 500 investigadores agora selecionados, 52% são mulheres. Os resultados do concurso revelam ainda a forte atratividade internacional do país, uma vez que 99 investigadores – 20% dos selecionados – são estrangeiros. 

Com a divulgação dos resultados, inicia-se o período de audiência prévia, durante o qual os candidatos podem contrapor a sua avaliação. Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa entre estas e a FCT. O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. A próxima edição do concurso decorrerá até ao final do ano, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 60/2018.

Uma outra via criada pelo Regulamento – o CEEC Institucional, cujos resultados da edição 2018 foram divulgados recentemente – irá permitir a contratação de 400 investigadores.

Em 2018, a FCT apoia ainda outros mecanismos de Emprego Científico, como a norma transitória do Decreto-Lei n.º 57/2016 , no âmbito da qual serão financiados cerca de 2.000 contratos de trabalho. Os concursos para a seleção dos investigadores a contratar foram abertos pelas instituições e muitos estão ainda a decorrer. Também o concurso de projetos em todos os domínios científicos 2017 promove a contratação de cerca de 1.600 investigadores doutorados, através de concursos que estão a ser abertos pelas instituições nas quais se desenvolvem os projetos. Por seu lado, o financiamento às Unidades de I&D, no processo de Avaliação 2017/2018, inclui também a atribuição de 400 contratos de trabalho para investigadores. 

Em todos os casos, o contrato é assinado entre a instituição de acolhimento e o investigador doutorado, sendo financiado pela FCT. Ao todo, a FCT espera vir a financiar quase 5.000 contratos no âmbito das iniciativas em curso em 2018.