Saltar para o conteúdo principal

Empresas de base tecnológica do Texas e portuguesas criam e reforçam interações

Ajudar empresas start-up de base tecnológica a crescer nos mercados norte-americano e europeu é o objetivo do evento Texas-EU Venture Growth Initiative, uma iniciativa saída do programa UTEN – University Technology Enterprise Network, inserido na parceria UT Austin-Portugal. Na edição de 2015, que decorreu a 22 e 23 de abril, organizado pelo IC2 Institute da Universidade do Texas em Austin, empresas tecnológicas do Texas e portuguesas conheceram quais as oportunidades de lançamento, individual ou conjunto, de empresas na região central do Texas e na União Europeia, assim como medidas concretas de desenvolvimento empresarial.

O evento contou com a participação de quase 120 empresários, investidores, diretores de incubadoras de empresas e fornecedores internacionais de serviços, portugueses e norte-americanos. Incluiu o Texas-Portugal matchmaking workshop, no qual se debateram as contribuições da incubação e aceleração de empresas de base tecnológica, da relação com os investidores (nacionais ou internacionais) e da relação com o mercado para o sucesso da inovação de base académica.

 A delegação portuguesa incluiu empresários, investidores, diretores das principais incubadoras e aceleradoras nacionais, contando ainda com a participação dos representantes de ambas as Embaixadas, Robert Sherman (Embaixador dos EUA em Portugal) e Nuno Brito (Embaixador de Portugal nos EUA). A FCT esteve representada pelo seu vice-presidente, Pedro Carneiro, e elementos do Gabinete de Tecnologia.

Inserida na Parceria Internacional com a Universidade de Austin (UTAustin-Portugal), financiada pela FCT, a UTEN e o Global Startup Program, são hoje dois dos principais programas que faz a ponte entre as inovações em estado precoce e o mercado, em Portugal. A UTEN é uma rede de universidades, gabinetes de transferência de tecnologia, centros de investigação, incubadoras e profissionais da área da transferência de tecnologia, que facilita a aceleração e comercialização de inovações de base científico-tecnológica criadas por investigadores em Portugal.

Durante a iniciativa, a FCT anunciou a realização da 1ª Conferência Integrada das Parcerias Internacionais com UTAustin, MIT e CMU, dedicada ao tema: Fostering Science & Innovation Ecosystems: Portugal-USA Partnerships, a ser realizada no próximo dia 29 de Maio em Lisboa.