Saltar para o conteúdo principal

ERA-MIN 2 em destaque na Semana de Matérias-Primas da UE

A Comissão Europeia promove, na semana de 15 a 19 de novembro, a Semana de Matérias-Primas 2021, em que a Conferência Final ERA-MIN 2 e o Seminário Final dos projetos do Concurso de 2017, concluídos entre 2020 e 2021, serão eventos de destaque.

A ERA-MIN 2 é coordenada pela FCT e é uma ERA-NET (European Research Area Network), um instrumento de financiamento que promove a criação de redes de investigação europeias agregadas em torno de uma área científica. A ERA-MIN 2 tem como objetivo específico o apoio a projetos de investigação e inovação na área das matérias-primas não agrícolas e não energéticas, nomeadamente construção, minerais industriais e metálicos. Esta rede envolve 21 organizações públicas de financiamento de pesquisa de 13 países/regiões da UE, um país associado da UE (Turquia) e 4 países não pertencentes à UE (Argentina, Brasil, Chile e África do Sul). Através de 3 concursos transnacionais, deu à comunidade de matérias-primas a oportunidade de se candidatar a financiamento coordenado a nível mundial, obtendo acesso a conhecimentos de ponta e novos mercados e reduzindo ao mesmo tempo a fragmentação do financiamento de I&I na Europa e a nível global.

Com duração prevista entre 2016 e 2021, a ERA-MIN 2, à qual se sucederá a ERA-MIN 3 (2020-2025), também coordenada pela FCT, apresenta agora no final deste ciclo de atividades de investigação os objetivos e resultados dos projetos que financiou, mostrando as respostas produzidas face às necessidades da indústria relativamente aos recursos primários e secundários e a concretização de uma abordagem de economia circular na base da substituição de matérias-primas críticas.

Nestes eventos da ERA-MIN 2 estarão presentes os representantes de projetos financiados durante os 5 anos de atividade da rede, e os representantes dos 16 projetos financiados no âmbito do Concurso de 2017, agora concluídos, terão oportunidade de divulgar os resultados e promover a sua utilização pela indústria, sociedade civil ou decisores políticos.

A Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, fará a abertura da conferência dia 18 de novembro, às 13h00, e os trabalhos deste primeiro dia terminam às 18h00. Dia 19 de novembro, o pograma desenrola-se entre as 12h00 e as 15h30. Toda a conferência pode ser assistida online, gratuitamente, mediante inscrição prévia.