Saltar para o conteúdo principal

ERC atribui cinco Starting Grants para Portugal

Instituições e centros de investigação de Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa acolhem, nos próximos cinco anos, cinco dos cientistas distinguidos em 2013 com as Starting Grants do Conselho Europeu de Investigação (ERC). Quatro portugueses e um checo juntam-se agora aos 18 investigadores a desenvolver investigação em Portugal já distinguidos com este galardão desde 2007.

Com o cunho de excelência do ERC, os projetos de Marta Moita, da Fundação Champalimaud, Mara Guadalupe, da Universidade de Aveiro, Ana Cristina Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Carla Fernandes, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Reto Gassman, do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, recebem cada um financiamento que oscila entre cerca de 1,3 e 1,4 milhões de euros.

Para além dos cinco investigadores a trabalhar em instituições portuguesas, foi também reconhecido o projeto de um investigador português a trabalhar no estrangeiro: Nuno Raimundo, da Universidade de Goettingen, na Alemanha.