Saltar para o conteúdo principal

ESA abre portas para estudantes realizarem experiências no âmbito das suas teses

A Agência Espacial Europeia (ESA) abriu candidaturas para três programas, o Fly Your Thesis!, Spin Your Thesis! e Drop Your Thesis! cujas inscrições decorrem até 9 de setembro, 25 de novembro e 4 de novembro, respetivamente.

O Programa Fly Your Thesis! permite que as equipas desenhem, construam e testem as suas experiências num voo parabólico, que está programado para o final de 2019. Na candidatura devem pormenorizar as experiências que pretendem realizar e descrever como estas são parte fundamental das teses de mestrado ou doutoramento, sendo que o tema dos experimentos deve exigir condições de microgravidade.

Na sua 10ª edição, o Programa Spin Your Thesis! desafia os estudantes a testarem os seus experimentos em condições de hipergravidade na Centrifugadora de Grande Diâmetro (LDC) da ESA. Esta centrifugadora tem oito metros de diâmetro, realiza experiências com até 80 kg de massa e ao girar simula a força da gravidade até 20 vezes mais do que a testada na superfície da Terra.

Com o Programa Drop Your Thesis!, os participantes poderão observar uma queda da sua experiência a 120 metros de altura, que durante este momento alcança a “microgravidade” semelhante à queda livre perpétua de estar em órbita. Esta oportunidade de “deixar cair” o ensaio numa instalação especializada é uma opção mais acessível do que lançá-lo no espaço.

Através destes programas, os estudantes têm a oportunidade de realizar ensaios, testes e experiências no âmbito das suas de teses de mestrado e doutoramento, num ambiente diferente do habitual nos laboratórios onde desenvolvem as suas análises e estudos.