Saltar para o conteúdo principal

ESA está à procura de candidatos a astronautas

O céu é o limite. Se sempre houve o sonho de se tornar astronauta, a ESA pode tornar isso realidade. A Agência Espacial Europeia abriu recentemente concurso para a seleção da próxima geração de astronautas. As candidaturas podem ser efetuadas no site da ESA até ao dia 28 de maio.

A última seleção foi em 2009 e juntou 6 astronautas. Entre eles estava Thomas Pesquet, astronauta francês, nascido em 1978, que apela ao interesse dos candidatos e lembra que “um num milhão” pode ter a sorte de ir para o espaço.

Para mais informações sobre este processo, a ESA está a promover um webinar no próximo dia 22 de abril, quinta-feira, a “ESA Astronauts Career Fair”. Esta sessão pretende dar a conhecer mais sobre o processo de seleção de astronautas da ESA. Ficaremos a saber como funciona o recrutamento de um astronauta, conhecer detalhes sobre o treino destes profissionais e também conhecer os projetos que a ESA tem para o futuro, na Lua, em Marte e mais além. A inscrição é obrigatória.

Portugal é um membro da Agência Espacial Europeia desde 14 de novembro de 2000. São mais de 20 anos a promover a participação de empresas e institutos de I&DT nacionais nos programas Espaciais da ESA, incluindo os programas implementados ao abrigo do Acordo-Quadro ESA-União Europeia.

Para mais informações sobre este concurso, visite a página da ESA.

Foto: ESA